Macau agora em Livro pela Arandis Editora

Macau agora em Livro pela Arandis Editora

Neste obra, Maria Helena do Carmo volta a abordar aspectos históricos e sociais do território de Macau, enriquecendo-nos com o seu conhecimento ao mesmo tempo que nos transporta mentalmente a um outro tempo e a outro espaço, com a riqueza de pormenores que só quem lá viveu consegue transmitir. As suas obras, talvez devido à sua formação académica, têm muito mais de história do que de ficção, resultando de pesquisas documentais rigorosas e fontes primárias.

A passagem por Macau do jovem escritor e cientista Pedro Gastão Mesnier, secretário particular do governador Visconde de S. Januário, ocorreu num período em que os negócios em Macau ganharam relevo com as migrações e o comércio do ópio.

Baseado em factos reais e documentos coevos, «Macau no Tempo Áureo do Comércio» foca a relação da colónia com o governo de Cantão na problemática questão das alfândegas chinesas, o sucesso alcançado em minorar abusos dos navegantes e agentes da emigração até esta se extinguir, e os contactos diplomáticos com outros países do Oriente.

Macau recebeu o rei do Cambodja, a visita do Grão-Duque Alexandre da Rússia, fez expedições ao Reino do Sião e ao Império do Japão. O enquadramento social macaense na década de setenta do Século XIX, retrata o quotidiano de uma cidade de gente abastada e bem divertida, diferente das épocas anteriores.

Arandis Editora publica Prémio de Poesia Tito Olívio

Maio 25, 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *